França e Reino Unido: a esquerda venceu?

Entenda as diferenças programáticas entre Nova Frente Popular (França) e grupo interno do Partido Trabalhista eleito no Reino Unido

Por Norberto Liberator
A Nova Frente Popular (NFP) foi a coligação mais votada nas eleições parlamentares francesas antecipadas de 2024. Formada pelo Partido Comunista, Partido Verde, França Insubmissa, Partido Socialista e alguns menores, a frente agora deve negociar com o Juntos (liberal), do presidente Emmanuel Macron, para formar um governo.
Pelo sistema semipresidencialista francês, a coalizão deve indicar agora um primeiro-ministro, que é quem vai governar o país na prática. Sem maioria, Macron perde o controle sobre o governo, sendo reduzido a representar o país internacionalmente e ao poder de dissolver o Parlamento para convocar novas eleições.
O Partido Trabalhista existe desde o início do século XX e reúne desde setores liberais a algumas alas à esquerda. Cabe lembrar que o escocês Tony Blair, primeiro-ministro entre 1997 e 2007, não só seguiu uma agenda neoliberal como foi cúmplice ativo da política genocida de George W. Bush no Iraque.
As próprias lideranças da NFP se diferenciam dos políticos considerados de centro-esquerda que se autointitulam “esquerda modernizada”, como é o caso de Starmer. À revista francesa Marianne, a secretária do Partido Ecologista, Marine Tondelier afirmou: Vi os fracassos da social-democracia e suas más práticas, que permitiram o acesso da extrema-direita ao poder.

Norberto Liberator

Jornalista, ilustrador e quadrinista. Interessado em política, meio ambiente, artes e esportes.

Compartilhe:

Relacionadas

Leave a Reply