20 anos da morte de Leonel Brizola

Político gaúcho foi uma das principais lideranças de esquerda da América Latina

Colagem mostra Leonel Brizola com punho erguido em preto e branco, com fundo vermelho onde se insere a frase "Divididos, seremos sempre degraus para a direita subir".

Nesta sexta-feira, 21 de junho, completam-se 20 anos da morte de Leonel Brizola.

O político gaúcho foi uma das mais importantes lideranças da esquerda latino-americana, tendo governado dois estados brasileiros (RS e RJ), implementando políticas como reforma agrária e campanhas contra o analfabetismo.

Notabilizou-se também por liderar a Rede da Legalidade, que garantiu a posse de João Goulart em 1961, e a resistência ao golpe militar-empresarial de 1964. No governo do Rio, teve embates históricos com o grupo Globo, chegando a conseguir um direito de resposta em pleno Jornal Nacional.

Defensor incondicional dos povos oprimidos, foi responsável por uma debandada da delegação sionista na Internacional Socialista, ao fazer um forte discurso contra o regime de agressão israelense.

20 anos após sua morte, Brizola segue sendo uma referência para aqueles que buscam uma sociedade mais justa e a autodeterminação dos povos.

Anúncio - Governo de MS
Compartilhe:

Relacionadas

Leave a Reply