Henfil: 80 anos do rebelde do traço 

Trajetória de cartunista mineiro foi marcada pela luta política

Arte: Paloma Silva
Roteiro: Norberto Liberator

 

 
Henfil: 80 anos do rebelde do traço
Seu primeiro trabalho de destaque foi no Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, onde criou os mascotes que seriam eternizados pelos clubes cariocas: O urubu do Flamengo, o português do Vasco (chamado de “Bacalhau”), o “cri cri” do Botafogo, o “pó-de-arroz” (espécie de mauricinho) do Fluminense e o gato (pingado) do América.
Embora não tenha sido um dos fundadores, Henfil foi um dos principais membros do jornal satírico O Pasquim, que fazia oposição à ditadura militar-empresarial. Suas tirinhas eram conhecidas pela acidez e ironia, mas também pela sagacidade, sendo capaz de driblar a censura.
Durante o período da abertura política, Henfil se engajou pela anistia e retorno dos exilados – um deles seu irmão, o sociólogo Betinho. A apreensão pela volta de Betinho foi retratada na música “O Bêbado e a Equilibrista”, composição de João Bosco e Aldir Blanc, imortalizada na voz de Elis Regina.
Hemofílico, Henfil precisava fazer transfusões de sangue frequentes. Em uma época de pouco ou nenhum controle sobre a qualidade do sangue recebido, ele e seus irmãos – Betinho e o compositor Chico Mário – foram infectados pelo então recente vírus HIV. Posteriormente, a luta de Betinho por pesquisa, importação de medicamentos e condições de tratamento para soropositivos impactou diretamente nas políticas públicas do SUS.
Em janeiro de 1988, Henfil morria por complicações geradas pelo vírus. Apesar de sua vida curta, o cartunista deixou uma extensa obra que inclui quadrinhos, cartazes, roteiros de produções televisivas, colagens, matérias de jornal, crônicas, livros e direção cinematográfica. Costumava dizer: [Ilustração do Henfil dizendo: Morro, mas meu desenho fica!]
Paloma Silva

Paloma Silva

Estudante de Ciências Sociais, Ilustradora e Quadrinista. Interessada em questões raciais, sociais e políticas

Norberto Liberator

Norberto Liberator

Jornalista, ilustrador e quadrinista. Interessado em política, meio ambiente, artes e esportes.

Compartilhe:

Relacionadas

Leave a Reply

 

A  B a d a r ó  f a z  u m

j o r n a l i s m o  i n o v a d o r,

ú n i c o  e  i n d e p e n d e n t e.

 

E n f r e n t a m o s  o s

i n t e r e s s e s  d o s  m a i s

p o d e r o s o s,  m e s m o

s e m  m u i t o s  r e c u r s o s.

 

C o n t r i b u i n d o  p a r a

c o n t i n u a r m o s  n o s s o

t r a b a l h o,  v o c ê  r e c e b e

n o s s a  r e v i s t a  i m p r e s s a

e  o u t r o s  m a t e r i a i s

e x c l u s i v o s.

 

P l a n o s  a  p a r t i r  

d e  1 0  r e a i s

Isso vai fechar em 20 segundos