Devastado pelo Furacão

Fim da vitoriosa passagem de Tiago Nunes pelo Athletico Paranaense foi conturbado e deixou mágoas na diretoria do clube

Texto: Alison Silva

Ilustração: Norberto Liberator

Como já é amplamente sabido, Athletico Paranaense e Tiago Nunes não chegaram a um consenso sobre a permanência do treinador para a próxima temporada. Sendo assim, em nota oficial divulgada no site do clube no último dia 5, os paranaenses confirmaram que Nunes não é mais treinador do clube, encerrando seu vínculo com o técnico gaúcho.

O relacionamento entre a diretoria atleticana e Tiago tornou-se ainda mais delicado quando o nome do treinador passou a ser ventilado no Corinthians, após a demissão de Fábio Carille do clube paulista, depois que os alvinegros foram goleados por 4 a 1 pelo Flamengo no Maracanã. Confira um pouco mais sobre a trajetória do jovem treinador.

Carreira

Tiago Retzlaff Nunes, gaúcho de Santa Maria, tem 39 anos e passou a ser conhecido nacionalmente após assumir a equipe do Athletico Paranaense em junho de 2018, quando o clube demitiu o então treinador Fernando Diniz da equipe principal.  Tiago Nunes, que comandava os garotos do sub-23 do clube, assumiu o elenco profissional de forma interina naquele momento.

Antes de chegar ao posto, Tiago treinou outras 21 equipes brasileiras – grande parte delas, da região sul do país. Dirigiu categorias inferiores em clubes como o Grêmio e o Juventude-RS. Tendo realizado bons trabalhos, principalmente em categorias formadoras de atletas, chegou ao Athletico Paranaense para cuidar das equipes de base do clube, trabalhando nas categorias sub-19 e sub-23.

Com os profissionais, conquistou dois campeonatos paranaenses – 2018 e 2019 (o primeiro deles, como interino); a Copa Sul-Americana do mesmo ano e a Copa do Brasil de 2019, títulos inéditos para o clube. Além destas conquistas, Tiago Nunes venceu a Levain Cup/Conmebol em 2018, torneio amistoso internacional realizado no Japão.

Ilustração mostra Tiago Nunes se esquivando de um furacão.

Ascensão

Após alguns sucessos e bom trabalho, naturalmente o nome de Tiago Nunes ganhou força no cenário nacional. O primeiro clube a entrar em contato com o treinador foi o Atlético Mineiro, que havia demitido o então treinador Levir Culpi.

Em abril deste ano, dirigentes da equipe mineira contataram Nunes e lhe ofereceram um contrato maior do que o clube paranaense propunha naquele período, além de vencimentos salariais superiores aos 120 mil reais mensais recebidos por Tiago.

A ação do clube mineiro foi criticada publicamente pelo presidente do conselho deliberativo do Athletico Paranaense e mandatário do clube, Mário Celso Petraglia. Por meio de seu perfil oficial no Twitter, Petraglia disse: “incrível, é verdade, o ‘Mineiro’ de forma antiética fez proposta milionária ao nosso técnico Tiago Nunes!”.

Passadas as conversas com o clube mineiro, Petraglia ressaltou a integridade de Tiago Nunes, que decidiu permanecer no clube, e prorrogou o contrato do treinador até o fim deste ano, além de reajustar seu salário. Tiago Nunes, que então recebia 120 mil reais mensais, passou a ter vencimentos na casa dos 240 mil, duplicando seus ganhos.

Cinco meses após o ocorrido, o Athletico Paranaense sagrou-se campeão da Copa do Brasil, com Tiago Nunes já efetivado no cargo, eliminando equipes consideradas mais fortes como o Flamengo, Grêmio e Internacional. Certamente, a conquista alavancou ainda mais o patamar do jovem técnico. 

O treinador, àquela altura, já era especulado em outros clubes do país – não somente por suas conquistas, mas pelo futebol progressivo de seus jogadores; por priorizar a posse de bola, pelo tratamento que tem com seus comandados. Características almejadas por grande parte, se não por todos os clubes do país.

Transição

Sabendo que outros clubes do Brasil entrariam em contato com Tiago Nunes, o Athletico Paranaense tratou de prorrogar o vínculo do treinador. Contudo, reconhecendo que seu nome seria amplamente especulado em muitos clubes do país, Tiago decidiu não responder de imediato a proposta do clube paranaense – ato que irritou o presidente do conselho deliberativo atleticano, Mário Celso Petraglia. 

Com a demissão de Fábio Carille do Corinthians, o clube paulista rapidamente conversou com o treinador, que ainda não havia resolvido sua situação com o clube paranaense. Em um curto espaço de tempo, Tiago Nunes resolveu comunicar a diretoria do Athletico Paranaense que não gostaria de renovar seu vínculo com o time, porém, fazia questão de permanecer até o fim de seu contrato no clube – que terminaria após a última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano.

A declaração de Tiago Nunes não foi bem recebida por Mário Celso Petraglia que, por sua vez, esperava uma resposta positiva em relação à permanência do treinador na equipe paranaense, principalmente para a disputa da Taça Libertadores da América de 2020. 

Com o posicionamento de Nunes, o dirigente atleticano decidiu encerrar, de maneira acordada, o vínculo do treinador. Desta vez, Petraglia alegou que Corinthians e Tiago Nunes conversavam sem o conhecimento da equipe paranaense, mesmo com o treinador Em nota oficial publicada no dia 05, a diretoria do Furacão diz que sua “decepção maior” foi o tratamento atribuído pela equipe ao Corinthians. “Sempre tivemos muito bom diálogo com sua presidência. Entretanto, neste caso, o Athletico não recebeu nenhum telefonema ou posição das intenções daquele clube. O que prevaleceu foi a força imbatível dos números”, afirma a publicação.

Também por meio da nota, o Athletico Paranaense se mostrou descontente com o posicionamento do próprio Tiago no que a diretoria diz ser “o maior esforço na história para a continuidade de um técnico no clube”; ainda no mesmo documento, o clube paranaense menciona que Tiago Nunes tem “memória curta” e que “esqueceu muito rápido que poucos meses atrás treinava o time sub-19” do Furacão.

Na tarde do último dia 7, as suposições de Petraglia sobre as tratativas Corinthians e Tiago Nunes foram confirmadas. Em uma de suas redes sociais, o clube alvinegro anunciou oficialmente a chegada do treinador à equipe de São Paulo.

Segundo o jornalista Jorge Nicola, dos canais ESPN, o treinador gaúcho assinou com o Corinthians até o fim de 2020.  Ainda de acordo com o jornalista, Tiago chega ao clube paulista com outros quatro profissionais integrantes de sua comissão técnica: os auxiliares Evandro Fornari e Clesly Guimarães (Kelly), o preparador físico Túlio Flôres e o preparador de goleiros Pedro Sotero.

Juntos, os integrantes custarão ao Corinthians 850 mil reais mensais, sendo 600 mil destinados ao novo treinador, e os outros 250 mil divididos entre os demais membros da comissão. O clube paulista é responsável por repassar os valores ao treinador, que por sua vez distribuirá o montante entre seus auxiliares.

Com a chegada da nova comissão técnica ao clube, os profissionais da antiga comissão foram dispensados. Além do treinador Fábio Carille, deixam o Corinthians seus auxiliares Leandro da Silva (Cuca), Fábio Félix (Fabinho), o preparador físico Walmir Cruz e o analista de desempenho Denis Luup.

Em entrevista coletiva no último dia 6, e ainda sem vínculo oficial com o Corinthians, Tiago Nunes mencionou que gostaria de descansar no fim deste ano. Falou de descanso e que gosta de sair de sua zona de conforto. Certamente sua chegada ao Corinthians é um enorme desafio. Clube de massa, pressão da torcida, resta saber se Tiago conseguirá manter um bom nível de trabalho, agora, no clube de Parque São Jorge.

Compartilhe:

Relacionadas

Leave a Reply

 

A  B a d a r ó  f a z  u m

j o r n a l i s m o  i n o v a d o r,

ú n i c o  e  i n d e p e n d e n t e.

 

E n f r e n t a m o s  o s

i n t e r e s s e s  d o s  m a i s

p o d e r o s o s,  m e s m o

s e m  m u i t o s  r e c u r s o s.

 

C o n t r i b u i n d o  p a r a

c o n t i n u a r m o s  n o s s o

t r a b a l h o,  v o c ê  r e c e b e

n o s s a  r e v i s t a  i m p r e s s a

e  o u t r o s  m a t e r i a i s

e x c l u s i v o s.

 

P l a n o s  a  p a r t i r  

d e  1 0  r e a i s

Isso vai fechar em 20 segundos